Entre em contato conosco através do nosso televendas : +55 (67) 3358-5400

Produtos

Brachiaria humidícola cv. Humidícola

Gramínea de ciclo vegetativo perene e forma de crescimento estolonífero.

- Adaptação:
Muito rústica, adapta-se muitíssimo bem a solos de fertilidade média a baixa e ainda àqueles sujeitos a encharcamento e alagamento. Requer uma precipitação anual em torno de 600 mm.

- Resistência:
Possui alta resistência à seca, média ao frio e à cigarrinha das pastagens. Apresenta uma boa tolerância tanto ao sombreamento, quanto ao pisoteio.

- Indicação:
É indicada apenas para pastoreio direto, pois não serve para fenação, ensilagem e rolões. Recomenda-se, sempre que possível, fazer mistura com B. decumbens e B. brizantha, no estabelecimento de pastagens de B. humidícola, com o objetivo de acelerar a cobertura do solo, diminuindo dessa forma a competição com invasoras. Essa mistura é bastante vantajosa pelo fato de suas sementes poderem apresentar algum grau de dormência, o que implica em maior tempo para formação completa da área.

- Taxa de semeadura:
1) A lanço: no período normal de plantio, recomenda-se de 350 a 400 pontos de vc/ha. A partir de fevereiro, deve-se aumentar para 450 pontos de vc/ha. No caso de mistura com outras espécies, fazer uma proporção em torno 50% de cada uma. Essa estratégia abaixa o custo de implantação das invernadas de Humidícola, porém aumenta o tempo gasto para a completa formação com essa espécie.

- Profundidade de plantio:
Incorporar as sementes em torno de 3,0 cm com grade niveladora fechada após a total distribuição das mesmas na área. Melhores resultados são obtidos, passando-se rolo compactador após a incorporação, pois aumenta-se o contato das mesmas com o solo, o que acelera o processo de intumescimento e germinação das sementes.

- Produção:
Produz em média 8,0 toneladas de matéria seca/ha/ano, com composição aproximada de 8 a 10% de proteína bruta na matéria seca. Apresenta boa digestibilidade e palatabilidade média.

- Manejo:
Pode levar cerca de 200 dias para uma formação satisfatória e conseqüente utilização dessa pastagem. Isso se deve ao fato de sementes de B. humidicola poderem apresentar variados graus de dormência. Pela característica de crescimento estolonífero, torna-se fundamental não rebaixar essa pastagem a menos de 10 cm, pois até esse ponto, a espécie ainda pode expressar todo seu potencial produtivo e nutricional.

 
 
Informação
 
VOLTAR
Safrasul Sementes © 2015
Produzido por