Você está visualizando atualmente A versatilidade do Capim Vaquero

A versatilidade do Capim Vaquero

A versatilidade do CAPIM VAQUERO

A versatilidade do CAPIM VAQUERO

    O capim VAQUERO é uma forrageira do gênero Cynodon, semelhante as forrageiras já utilizadas no Brasil como Coast Cross, Estrela Africana, Jiggs e Tifton 85. O grande diferencial do VAQUERO para os demais Cynodons citados é que sua multiplicação é feita por sementes e não por mudas. Trata-se de uma mistura física de sementes de dois cultivares de Cynodon dactylon desenvolvidos pela DLF Seeds & Science – empresa dinamarquesa, líder mundial no segmento de sementes forrageiras e gramados paisagísticos e esportivos.

    A parceria entre a DLF e a SAFRASUL, inicou-se em 2011 com a primeira importação das sementes de capim VAQUERO, em uma parceria que a cada ano fortalece e agrega novos produtos como a Bermudagrass e o Mirage 2, ambas no segmento de gramados.

    As sementes do capim VAQUERO são produzidas pela filial americana e importadas diretamente pela SAFRASUL com o objetivo de atender aos produtores agropecuários do Brasil que buscam no capim Vaquero uma versatilidade que não encontram nas forrageiras do gênero Panicum ou nas Brachiarias. Dessa forma, a SAFRASUL identificou um potencial de comercialização de um produto de alta produtividade e excelente qualidade para atender a demanda que existe.

    O fato do VAQUERO produzir sementes, favorece o estabelecimento rápido e de grandes áreas, sem a necessidade de produção de mudas, o que reduz o custo de implantação e o tempo para uso do pasto pelos animais ou para seu corte.

    O VAQUERO foi estudo pela Fundação ABC, de Castro-PR, durante 5 anos  e apresentou resultados bem superiores às outras forrageiras, tanto da espécie Cynodon dactylon (Coast Cross, Jiggs e Tifton 85), como também da Brachiaria Xaraés e do Panicum Tanzania, conforme pode ser observado nos gráficos abaixo.

Gráfico 1: Produção estimada de leite (kg) por tonelada de matéria seca consumida.

    A pesquisa demonstrou que o VAQUERO apresenta superioridade em produção estimada de leite quando comprado com Coast Cross, Tanzania 1, Jiggs, Tifton 85 e Xaraés (MG5).

Gráfico 2: Superioridade sobre o JIGGS e o TIFTON 85, na produção estimada de leite (kg) por tonelada de matéria seca consumida.

    O VAQUERO teve produção estimada de 68% superior ao Jiggs e 87% mais do que o Tifton 85, demonstrando que além de um custo de estabelecimento mais baixo, também apresenta performance quando trata-se de aumento de produção de leite por animal.

Gráfico 3: Estimativa de produção de leite por hectare por ano.

    Na comparação feita de produção por hectare/ano, o VAQUERO mais uma vez apresentou resultados melhores do que os outros Cynodons, sendo superior ao Jiggs em 43% e ao Tifton 85 em 130%. É mais leite por hectare.

    O que permite que o VAQUERO apresente este desempenho na produção de leite é a alta produção de massa, rebrota rápida, alta qualidade da forrageira e excelente aceitação pelos animais.

    Além da qualidade nutricional, a versatilidade é outra característica do capim VAQUERO. Ele pode ser utilizado por todas as categorias animais e para várias espécies animais.

    É uma forrageira com excelente aceitação por bovino de corte, bovino de leite, ovinos, caprinos, equinos. Produz um dos melhores fenos de gramíneas, com alta qualidade de folhas e baixa quantidade de talos, permitindo um consumo quase que total do feno e baixo resíduo no cocho.

    Para os produtores de feno é um produto que permite adicional de preço devido a qualidade, melhorando a remuneração do produtor que tem na produção de feno sua atividade econômica.

    Dentro de uma propriedade rural, o VAQUERO, torna-se essencial para atender necessidades de um pasto para a tropa ou para a produção de ovinos, também como um pasto enfermaria para recuperação de animais que necessitam de atendimento veterinário. Isso torna o VAQUERO um piquete estratégico dentro da propriedade.

    A SAFRASUL comercializa  as sementes do capim VAQUERO na apresentação REVESTIDA. Por tratar-se de uma mistura de 2 cultivares de Cynodon, a SAFRASUL reveste as cultivares em colorações diferenteS para que o produtor saiba que trata-se de uma mistura. Assim, dentro da embalagem o produtor poderá observar sementes na coloração branca, na proporção de 70% e sementes vermelhas na proporção de 30%.

    O objetivo do revestimento é melhorar a condição de plantio das sementes, já que elas são muito pequenas e facilmente carregadas pelo vento, prejudicando a distribuição mecanizada ou mesmo manual. Com o revestimento as sementes adquirem um peso e um tamanho maior, facilitando a distribuição e a regulagem da semeadora.

    Com o propósito de evitar a comercialização de sementes piratas, as sementes importadas e comercializadas pela SAFRASUL são comercializadas em embalagem oficial da DLF, na coloração laranja, sempre revestidas, com as informações tanto da DLF como da SAFRASUL.

    Sementes de VAQUERO comercializadas fora destas especificações, são sementes PIRATAS e o produtor não deve adquirir.

Autor: Osmair Nogueira

Autor: Osmair Nogueira

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Tecnologia de Produção de Sementes pela UFPel
MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atuando há 25 anos no setor de sementes de forrageiras e Gerente Comercial da Safrasul Sementes.

Autor: Osmair Nogueira

Autor: Osmair Nogueira

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Tecnologia de Produção de Sementes pela UFPel
MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atuando há 25 anos no setor de sementes de forrageiras e Gerente Comercial da Safrasul Sementes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email

Deixe um comentário

Deixe um comentário